Sororidade

Não levante suas armas pra mim. Mire no seu ódio e mate-o enquanto é tempo. Ei, menina! Acorde seu bom senso. Não somos inimigas, não reforce o clichê de que nós mulheres estamos todas umas contra as outras. Vamos juntas apagar as concepções obsoletas com um pouco mais de sororidade e lucidez.

Passe o tanto de maquiagem que for, mas não esquece o brilho na cara, nos olhos, a transparência nas suas palavras. Elogie, ou fique calada. Fale, na cara, sem rodeios. Não se suja com xingamentos depreciativos, não diminua outras mulheres gratuitamente. Prefira tratar bem qualquer outra semelhante que seja. Pois para o respeito não precisa ter motivo nem intimidade. "Mulher falsa" não é termo redundante. Pois não existe essa falácia de que "toda mulher é falsa com a outra". O que existe são pessoas sem caráter independe do sexo ou orientação sexual que possuem.

Ei, moça! Expulsa de si essas reações desponderadas de ódio, essas suas acusações prontas. Não é bonito pra ninguém tanto rancor. Toma, toma um pouco de amor pra ver se assim você se desintoxica desses maus sentimentos. E vê se para de criticar as lutas e confissões alheias, de denegrir a forma como cada um escolhe lidar com seus problemas. Não seja quem atira pedras, mas quem acolhe e protege. Juntas somos poderosas para brigar por nossos direitos. Mas é necessário que antes você quebre esse seu preconceito.

Não fique olhando torto aquela que está com seu ex ou as amigas do seu atual. Saia dessa caixa ridícula de rixinhas. Não pense que tudo é uma disputa e nem se iluda que você sempre vai ganhar. Queira apenas, independente de qualquer coisa, o bem pras outras pessoas. Na consciência de que amizades sempre estão acima.

Você pode ser superior a esses sentimentos de posse, ciúmes ou inveja. Ao invés de se ofuscar nessas armadilhas psicológicas, comece cuidando de si e da sua vida. Não se arrumando para que os outros notem, não se comparando, ou se preocupando com o que os outros pensam. Pensa no que você quer e gosta em si, e assim seja. Arruma sua confiança, ajeita sua paz de espírito e deixa limpo esse teu sorriso, desperto para quem vier.

Você pode sair desse ciclo superficial em que vai e vêm assunto, nas rodinhas de mulheres ainda continuam falando das mesmas coisas. Querida, a vida é bem mais ampla... Fale de política, esporte, saúde, sexo, religião, cinema, arte, história, cultura, economia, viagens, bebidas, livros... Nossa! A vida te possibilita tantas coisas.

Seja melhor! Não como concorrência na intenção de se sobressair sobre as demais. Não existe fundamento pra essa guerra que você faz. Nós mulheres, somos todas irmãs, padecemos dos mesmos males, enfrentamos desafios semelhantes, ainda que tenhamos personalidades diferentes uma das outras e escolhas distintas, no meio social ainda temos muito em comum.

Somos capazes de construir grandes laços de amizade e parceria. Capazes de quebrar qualquer preconceito ou imaturidade. Somos fodas! Juntas.


Assinado: Jéssica Flávia Oliveira.
/Colagens de Autores Desconhecidos

    

0 comments:

Postar um comentário

 

Blog Archive

Visits